Dando continuidade sobre como criar uma aplicação ASP.NET CORE 1.0 no Linux, hoje vou demonstrar como instalar o Visual Studio Code e o Yeoman.

Também irei demonstrar como usar o Yeoman ASP.NET Generator e como rodar nossa primeira aplicação ASP.NET Core 1.0 no Linux.

Não viu a primeira parte do post “Criando a primeira aplicação ASP.NET CORE 1.0 no Linux Ubuntu”, Clique aqui

Instalando Visual Studio Code no Linux

Primeira coisa que devemos fazer é instalar a nossa IDE de desenvolvimento, nesse caso iremos usar o Visual Studio Code, podemos utilizar outras IDE como Sublime Text e isso só é possível porque o ASP.NET Core 1.0 foi modelado para ser usado com qualquer ferramenta de desenvolvimento.

Vamos fazer o download da ferramenta clicando neste link, feito o download iremos executar o arquivo Code conforme mostrado na imagem abaixo:

Code1

 

Code2

 

Podemos também instalar o Visual Studio Code utilizando o comando umake para isso devemos executar os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/ubuntu-make
sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-make
umake web visual-studio-code

Após executar os comandos, o Visual Studio Code estará disponível no Launcher do Ubuntu. Caso queira iniciar-lo em um terminal basta digitar vscode

Instalando o Yeoman

O Yeoman é uma ferramenta para gerar templates e é com essa ferramenta que iremos gerar nosso primeiro template do ASP.NET Core 1.0

Para instalar o Yeoman vamos executar os comandos abaixo:

sudo npm install -g yo bower grunt-cli gulp
npm install -g generator-aspnet

Pronto, nosso gerador de template está instalado.

Agora vamos executar o comando abaixo dentro da pasta aonde vai ficar localizado o projeto no meu caso eu escolhi colocar em /home/rcruz/Documents/ASPNET

Para instalar o Yeoman vamos executar os comandos abaixo:

yo aspnet

yoCode

O Yeoman irá ajudar a gente a criar nossa primeira aplicação ASP.NET Core 1.0, vamos escolher a opção Web Application Basic e colocar o nome como MeuPrimeiroAspNetLinux.

Fique a vontade para colocar outro nome se desejar.

Instalando o Mono

Para que possamos executar, debugar e usar o OmniSharp de forma correta devemos instalar o mono, com ele instalado podemos rodar nossa aplicação para isso vamos executar o comando abaixo e utilizar todo o poder do OmniSharp.

Vamos executar o comando abaixo:

sudo apt-get install mono-devel

Executando a Aplicação

Com a aplicação aberta no Visual Studio Code, vamos apertar a tecla F1. Essa tecla de atalho é um shortcut de execução de comandos. Nós vamos restaurar os pacotes necessários para que nossa aplicação possa executar de forma correta.

restorePackage-1

Agora estamos com todos os pacotes instalados basta compilar nossa aplicação e hospeda-lá no Kestrel

Vamos abrir um terminal entrar na pasta aonde o projeto está localizado e executar o comando abaixo:

dnx web

Nossa aplicação estará rodando na porta 5000 então basta abrir o seu navegador web preferido e digitar na barra de endereços http://localhost:5000.

Nota: a Paleta de comando do Visual Studio Code (dnx: run command) ainda não está funcionando no Linux.

Deverá aparecer uma tela igual a mostrada na imagem abaixo:

HelloWorld

Pronto, nossa aplicação ASP.NET Core 1.0 no Ubuntu está rodando, muito legal não acham ?

Abs e até o próximo post.

 

Rafael Cruz

É desenvolvedor .NET há mais de 12 anos, certificado Microsoft desde de 2006, instrutor oficial Microsoft há 5 anos, Pós Graduado em Engenharia de Software pela UFRJ, suas certificações são Microsoft Certified Trainer, Microsoft Certified Solution Developer (Web, Application Lifecycle Management), Microsoft Certified Professional Developer, Microsoft Certified Tecnology Specialist.
Atualmente trabalha como arquiteto de sistema, escreve artigos no .NET Coders e no seu blog rafaelcruz.azurewebsites.net para compartilhar experiências na área de desenvolvimento Web, Aplicativos Móveis e Cloud Solutions.

Twitter LinkedIn 

Comentários

comentarios