tecnologia e educação beneficios

Educação e Tecnologia: veja a importância e o que muda

A tecnologia está transformando a educação, mudando a forma como abordamos o processo de aprendizagem e proporcionando aos alunos oportunidades superiores em todos os estágios de aprendizagem.

A tecnologia e o acesso a recursos fora da sala de aula incentivam os alunos a se tornarem inovadores, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, bem como as habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

O uso da tecnologia no processo de aprendizagem ajuda a incutir nos alunos um desejo de conhecimento para toda a vida.

Os professores sempre se esforçam para aplicar uma abordagem individual a cada aluno. Usando a tecnologia, eles serão capazes de personalizar a aprendizagem ainda mais com acesso a dados de alunos em tempo real, materiais de aprendizagem, aplicativos e muito mais.

A tecnologia capacita os educadores a criar ambientes de aprendizagem combinados e alavancar ferramentas digitais para desempenho de médio prazo e acompanhamento, levando a novos modelos de ensino e aprendizagem.

As modernas tecnologias em educação permitem obter conhecimento à distância, em maior volume e com menos tempo. Existem novas formas de interação entre professor e aluno.

Educação e Tecnologia: qual a importância?

A Internet fez ajustes na educação. As mudanças afetaram os métodos de ensino e as abordagens para organizar o processo educacional.

Educação e tecnologia

O sistema educacional está em fase de fusão com o espaço global de informação. Isso permite que você use métodos modernos de estudo do material, que se tornam mais confortáveis ​​e acessíveis.

Dispositivos técnicos (computadores, smartphones, tablets, etc.) são a base do processo de modernização do sistema educacional. Com a ajuda deles, você pode estudar o material qualitativamente sem referência ao local de estudo.

As tecnologias de ensino a distância na educação permitem que alunos e professores interajam, independentemente de onde morem.

Leia também: 5 tecnologias e dispositivos que eram comuns e nós já esquecemos

Os métodos tradicionais de aprendizagem são focados na memorização mecânica de informações. Isso não leva em consideração a conveniência de estar na sala de aula.

Como resultado, as informações são transmitidas de forma padronizada, sem afetar a multimídia e outras formas de interação com os alunos. Educação e tecnologia da informação estão expandindo as oportunidades de aprendizagem para as pessoas.

Estudar online permite que você encontre rapidamente informações relevantes sobre o tópico que está sendo estudado. Se o aprendizado com a ajuda de computadores e outros dispositivos ocorre em uma sala de aula moderna, os alunos podem adquirir conhecimentos em condições mais confortáveis.

Um banco de dados atualizável é usado em vez de tutoriais desatualizados. Além disso, para o ensino à distância, um ambiente de informação conveniente é criado, incluindo computadores modernos, quadros brancos interativos e assim por diante.

Onde o e-learning à distância é possível em casa, os alunos podem aprender sem ir para a sala de aula. Também afeta a qualidade da assimilação do material. O dever de casa é ótimo para pessoas com problemas sociais.

Impacto da tecnologia na educação

Até 1970, os projetos industriais estavam se desenvolvendo ativamente:

  • Aviação;
  • Poder nuclear;
  • Indústria espacial;
  • Central hidrelétrica, usina nuclear e assim por diante.

Nos anos seguintes, a ênfase começou a mudar no campo da eletrônica, microeletrônica, portadores de informações, transmissores de informações e outras áreas.

Educação e tecnologia na pandemia

Agora, a tecnologia e a informação servem de base para o estudo das ciências, o estabelecimento da produção e a melhoria da vida. O impacto da tecnologia moderna na educação tem se mostrado crucial para sua difusão. Isso levou ao fato de que não a informação em si é valorizada, mas a capacidade de encontrá-la.

A importância do conhecimento de programas de computador, sistemas e serviços também aumentou.

Por exemplo, há 50 anos, um desenho teve que ser criado usando ferramentas manuais e nosso próprio conhecimento. O conhecimento de programas e dispositivos técnicos agora é necessário. O uso de sistemas modernos possibilitou minimizar a probabilidade de erro e fator humano.

As modernas tecnologias da informação possibilitaram em pouco tempo dar acesso ao conhecimento a quase toda a humanidade. Isso se tornou possível devido à redução do tamanho físico dos módulos computacionais e processadores. Por exemplo, os computadores do século passado não podiam competir com os computadores modernos devido ao seu enorme tamanho, mas com baixo consumo de energia.

Assim, as tecnologias a distância na educação estão se tornando mais baratas e mais pessoas têm acesso aos recursos educacionais. A disponibilidade de Internet, computadores e métodos de aprendizagem aumenta a taxa geral de alfabetização da população. A redução do custo de produção de tecnologia de informática também afeta o crescimento da demanda por ensino a distância.

Impacto da tecnologia na educação na pandemia

Em 2020, o coronavírus, COVID-19, se espalhou ativamente pelo mundo. Muitos países introduziram restrições à realização de eventos de massa, uma proibição de visitar lugares lotados. O ensino à distância foi introduzido em escolas, universidades e outras organizações.

tecnologia na educação

Apesar disso, as tecnologias a distância na educação têm permitido que essa área sobreviva e se fortaleça. Como resultado das proibições e do risco de contrair uma infecção ao se comunicar com as pessoas, muitos passaram a estudar pela Internet.

Escolas e universidades em pouco tempo mudaram os métodos de ensino ou aprimoraram os cursos a distância existentes. Os programas educacionais padrão foram alterados para um formato interativo. Agora as informações podem ser obtidas não só pessoalmente, mas também pela Internet.

A educação eletrônica e as tecnologias à distância têm permitido às pessoas melhorar as suas qualificações, fazer uma reciclagem profissional e uma formação de curta duração em serviço. Escolares e alunos também puderam não interromper os estudos, mas se adaptar a novas formas de obtenção de informações.

A pandemia apenas empurrou muitas universidades e centros educacionais para mudanças naturais em menos tempo.

Aprendizagem avançada

Os cursos a distância permitem-lhe melhorar as qualificações e o nível de conhecimento de especialistas nas mais diversas áreas de atividade. Também leva menos tempo para ficar pronto.

Se uma pessoa decidir fazer cursos de treinamento avançado remotamente, ela pode economizar um orçamento. Além disso, os cursos à distância são uma oportunidade de encontrar uma instituição educacional adequada não apenas em sua cidade, mas em toda a Rússia ou até mesmo no mundo. Portanto, cursos e programas de treinamento de organizações de maior prestígio estão se tornando mais acessíveis.

Veja ainda: Métodos de memorização de material

Agora basta que especialistas qualificados utilizem tecnologias a distância na educação. Isso permitirá que os funcionários continuem em demanda e melhorem a qualidade das funções de trabalho.

Desvantagens das novas tecnologias digitais

O processo de aprendizagem com a ajuda da Internet está se desenvolvendo rapidamente. No entanto, nem todos os professores estão prontos para mudar seu método usual de trabalho para um mais avançado.

importância da tecnologia na educação

Os métodos de e-learning e entrega à distância devem desenvolver a necessidade de conhecimento. Mas o uso inepto da tecnologia moderna leva a uma deformação da percepção.

A limitação completa da comunicação ao vivo, a dependência da aprovação social e a incapacidade de falar – tudo isso pode levar apenas às consequências negativas de tal sistema. Se a e-educação não tiver estrutura, mas for oferecida apenas como complemento opcional, a qualidade da educação será prejudicada.

Benefícios das novas tecnologias para a educação

Há apenas 20 anos, a doença poderia interromper o processo de aprendizagem – a pessoa não conseguia assimilar o material, faltava às aulas. Agora os alunos podem estudar disciplinas, mesmo em licença médica. Além disso, as tecnologias remotas têm um número adicional de vantagens:

  • Treinamento em local conveniente;
  • Estímulo à autoeducação;
  • Busca de informações rápida e fácil;
  • Falta de apego territorial;
  • Aprimorar o conhecimento sobre como usar a tecnologia da informação;
  • O acesso à informação não se limita à literatura de uma instituição educacional, e assim por diante.

O nível intelectual e a capacidade de autoaprendizagem são aprimorados pelo uso de tecnologias de telecomunicações. Isso tem um efeito benéfico na educação das pessoas, ajuda no aprendizado da autodisciplina e na busca correta de informações para trabalhos futuros.

O ensino à distância ajuda os professores seniores a aprender coisas novas e a mudar a maneira como aprendem. Com isso, é possível aprimorar o sistema de formação, que vai aliar as habilidades práticas de um professor experiente e novas informações teóricas sobre o direcionamento da atividade.

Usar um computador para se familiarizar com o material desenvolve o pensamento abstrato. Para isso, são utilizados vídeos, arquivos de áudio, apresentações e muito mais.

À medida que as tecnologias da informação se tornam mais acessíveis, no futuro seu uso pode ser justificado até mesmo para crianças em idade pré-escolar. Por exemplo, um educador pode usar uma lousa interativa, vídeos para mostrar materiais e assim por diante. A criança será capaz de se acostumar rapidamente com o ambiente digital do futuro.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *