Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

ferram-online-00

É comum que em seu trabalho rotineiro desenvolvedores se vejam forçados a formatar expressões SQL extensas, converter código JSON para construções equivalentes em .NET ou, mesmo, reduzir o tamanho de uma imagem de que um site depende. Muitas destas atividades costumam ser realizadas de forma “manual”, consumindo parcelas significativas de tempo (as quais poderiam ser melhor utilizadas em tarefas mais construtivas).

O objetivo deste post é apresentar algumas ferramentas online que podem ser úteis no dia-a-dia de profissionais da área de programação. Todos as soluções mencionadas são gratuitas, estando hospedadas em sites de uso bem intuitivo.

FreeFormatter.com: formatando expressões SQL

Expressões SQL mal formatadas são uma ocorrência comum entre desenvolvedores descuidados. Este tipo de problema se agrava, quase que invariavelmente, em situações nas quais um grande número de objetos de banco de dados for manipulado num mesmo comando. Outros profissionais que venham a fazer uso de tais instruções podem se ver obrigados a organizar tal código, a fim de conseguir compreender melhor as nuances daquilo que está sendo acessado.

Uma solução rápida que pode auxiliar neste sentido é o site FreeFormatter.com (http://www.freeformatter.com/sql-formatter.html), o qual conta com uma funcionalidade que permite reorganizar uma expressão SQL através do uso de identação.

Partindo de uma expressão SQL como a que consta na Listagem 1:

SELECT C.IdCidade, C.NomeCidade, E.NomeEstado from dbo.Cidades C INNER JOIN DBO.Estados E ON E.IdEstado = c.IdEstado
ORDER BY C.NomeCidade

Listagem 1: Exemplo de expressão SQL

Seria produzido como resultado a sequência de texto que consta na Imagem 1:

ferram-online-01
Imagem 1: Formatando uma instrução SQL através do site FreeFormatter.com

json2csharp: gerando classes C# a partir de strings JSON

A utilização do padrão JSON tem crescido substancialmente nos últimos anos, motivada em grande parte pela estrutura enxuta e simplificada deste modelo. Levando em consideração tal fato, é praticamente certo que desenvolvedores das mais variadas plataformas se vejam forçados a manipular informações neste padrão em algum momento.

No caso específico da plataforma .NET, isto costuma envolver a implementação de classes cuja estrutura está em conformidade com um conjunto de dados JSON. Diante disso, é comum que muitos profissionais codifiquem manualmente tais classes para atender às demandas específicas de um projeto. Não é difícil de se imaginar que esse processo está sujeito a falhas, como erros de digitação ou mesmo eventuais esquecimentos.

Buscando facilitar o trabalho de desenvolvedores .NET na construção de tipos utilizados na manipulação de dados no formato JSON, o site json2csharp (http://json2csharp.com/) possibilita a geração de trechos de código equivalentes na linguagem C#. O resultado de tal processo são instruções definindo classes a partir de sequências de texto baseadas em JSON.

Supondo uma string como a que consta na Listagem 2:

{
     "CodigoBarras":"7890000000001",
     "Continente":"DVD Indiana Jones e a Última Cruzada",
     "PrecoUnitario":59.90
}

Listagem 2: String JSON com dados de um produto

Na Imagem 2 está o resultado da conversão desta string, com a geração de código C# que poderá ser copiado e adaptado dentro de um projeto .NET.

ferram-online-02
Imagem 2: Gerando código C# a partir do site json2csharp

Picresize: redimensionamento de imagens

Seja num site de uma empresa ou, mesmo, em um blog para uso pessoal, a necessidade de redimensionar imagens (muitas vezes com a redução do tamanho original) representa um tipo de demanda bastante comum. Embora editores gráficos sofisticados ofereçam este tipo de funcionalidade, não é incomum que desenvolvedores sem estes recursos se vejam forçados a manipular imagens a partir de utilitários mais limitados (como o Paint do Windows).

O site Picresize (http://picresize.com/) pode se revelar como uma boa solução para situações como as citadas nesta seção. Contando com funcionalidades que permitem não só o redimensionamento (Imagem 3), como também rotacionar e recortar partes de uma imagem, esta ferramenta funciona a partir do upload de uma imagem que passará por ajustes. O resultado de tais ações será uma nova figura, já contemplando as transformações realizadas por um usuário.

ferram-online-03
Imagem 3: Manipulando uma imagem através do site Picresize

Conclusão

A intenção com este artigo foi apresentar algumas ferramentas online úteis, de maneira que profissionais interessados possam se beneficiar de tais recursos. Por mais que alguns aplicativos contem com funcionalidades semelhantes àquelas que foram detalhadas neste post, as soluções citadas podem ser usadas sem nenhum custo e contam com a vantagem de não depender da instalação em uma máquina de desenvolvimento.

Espero que tenham gostado deste conteúdo.

Até uma próxima oportunidade!

Renato Groffe

Atua como consultor em atividades voltadas ao desenvolvimento de softwares há mais de 13 anos. Bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Engenharia de Software. Microsoft Certified Technology Specialist (Web, WCF, Distributed Applications, ADO.NET, Windows Forms), Microsoft Specialist (HTML5 with JavaScript and CSS3, Developing ASP.NET MVC 4 Web Applications), Oracle Certified Associate (PL/SQL), Sun Certified (SCJP, SCWCD), ITIL Foundation V2, Cobit 4.1 Foundation.

Facebook Google+ 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários

comentarios