Introdução a banco de dados

Eae pessoal,  gostaria de dar uma breve introdução sobre banco de dados em geral, sem especificar  um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.

 O que é um banco de dados?

Um banco de dados nada mais é do que um local aonde você armazenada seus dados.

Mas o que são dados?

relatorio

Gosto muito de fazer uma analogia de dados com um relatório.

No relatório acima temos Nome, Idade e Estado , o Nome “Aline” é um dado pois todos os relatórios possuem um padrão a ser seguido : Nome, Idade e Estado , o valor a ser preenchido pode ser diferente, sendo assim cada relatório é único pois o seu preenchimento possui DADOS diferentes.

 

Voltando para banco de dados

arquivador

Um  banco de dados é como  um Arquivador, pois armazenamos diversos relatórios em divisões para que seja mais fácil localiza-los.

Transformando a analogia em código 

O nosso relatório possui um padrão Nome, Idade e Estado, podemos ter mais de milhões de relatórios com a mesma estrutura, porém com dados diferentes.

Tabelas

Tabelas assim como relatórios possuem um padrão para ser preenchida nosso relatório  poderia virar uma tabela, aonde os valores padrões viram colunas a serem preenchidas :

relatorioTable

Tipos de dados:

Em banco de dados possuímos diversos tipos de dados, sendo eles:

  • Numéricos exatos;
  • Numéricos aproximados;
  • Data e hora;
  • Cadeia de caracteres;
  • Cadeia de caracteres Unicode;
  • Cadeia de caracteres binária;
  • Outros tipos de dados (cursor, table, xml e etc)

Mas vamos nos concentrar no nosso relatório, temos três tipos , de informações a serem preenchidas, sendo elas :

  1. Nome, pode ser alfanumérico e pode variar o seu tamanho.
  2. Idade, aceita somente números inteiros.
  3. Estado, aceita somente letras e seu tamanho é de duas letras.

VARCHAR –  aceita uma sequência de caracteres que pode variar o seu tamanho, chegando a no máximo 8.000 mil caracteres.

INTEGER ou INT –  aceita valores numéricos inteiros.

CHAR – aceita uma sequência de caracteres de tamanho fixo.

Sendo assim nosso Nome seria do tipo VARCHAR, nossa Idade seria do tipo INT e nosso Estado seria do tipo CHAR.

Mas porque usar o VARCHAR no Nome e o Char no Estado?

 

Diferença entre o CHAR e o VARCHAR

Como eu disse acima o CHAR aceita uma sequência de caracteres de tamanho fixo, o estado sempre conterá somente dois caracteres.

Se usássemos o CHAR no nome e definíssemos seu tamanho de 150 caracteres, e no nosso caso Aline só contém 5 caracteres os outros 145 seriam preenchidos com espaços em branco, sendo assim consumiríamos espaço em disco e memória atoa.

Para isto utilizamos o VARCHAR, caso eu tenha o tamanho de 150 caracteres e no nosso caso preenchemos somente 5, ele armazena somente estes 5 caracteres o resto do espaço não é armazenado.

 

Transformando nosso relatório em tabela 

Já sabemos os tipos de dados que deveremos utilizar, agora vamos utilizar comandos de banco de dados para transformar nosso relatório em uma tabela:

Comando: CREATE TABLE

O comando CREATE TABLE  serve para criar uma tabela, e o nome da tabela após o comando, sendo assim para criar nosso relatório utilizaríamos o seguinte comando :

CREATE TABLE  Relatorio

Lembrando que uma ótima pratica é jamais acentuar os nomes de suas tabelas e dos seus campos.

Mas do que nos adianta um relatório que não tem informações a serem preenchidas, precisamos do Nome, Idade e Estado, como já sabemos qual tipo de dados eles são, nosso comando deve ser o seguinte:

createTableComando

Percebemos que na criação da tabela temos duas palavras que não conhecemos NOT NULL, em português não nulo, ou seja para criamos um novo relatório devemos preencher o Nome, Idade e Estado se não o relatório não será criado. Caso não exista há necessidade de ser preenchido podemos colocar NULL ou então não colocar nada, já que o valor por default da criação de um dado é nula.

Entre parênteses colocamos o tamanho de caracteres que aquele campo poderá receber, no caso de nome até 100 ou o quanto você achar necessário, e no caso de Estado por ser um tamanho fixo, somente 2.

Pessoal, por ser somente uma introdução e iremos continuar este artigo fico por aqui, para conhecerem todos os tipos de dados de um banco segue o link:

https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187752(v=sql.120).aspx

 

 

 

 

 

 

Aline Haxkar Lavorato

Apaixonada por C# e SQL Server, acha que programar é igual a video-game ou seja perde horas conectada sem ver dia ou noite. Paixões recentes neste mundo de dev : AngularJS , NoSQL, Cordova e Ionic.

Facebook LinkedIn 

Comentários

comentarios