Olá pessoal, tudo bem? Hoje irei fazer um tutorial sobre notificações push no Windows Phone utilizando o serviço de cloud Parse, o serviço também tem suporte para Android, iOS, Unity e JavaScript.

Primeiramente, o que é uma notificação push?

É um serviço para dispositivos móveis, que permite ao usuário receber notificações sobre um aplicativo, mas sem necessariamente estar aberto/em uso. Com os pushs podemos ser informados de novidades atuais do app, alertas e muito mais.

E por que usar push no seu aplicativo?

As notificações push possuem um objetivo muito importante que pode fazer uma grande diferença para seu aplicativo: Lembrar ao usuário que ele existe! Em alguns casos o usuário baixa o app, usa e em seguida o esquece, pode ser uma ótima estratégia de marketing mobile.

Para iniciarmos, iremos criar um novo projeto Windows Phone Silverlight, como na imagem abaixo:

Img-1

O próximo passo é criar uma conta no Parse e criar um aplicativo no mesmo. Para criarmos uma conta é so acessar parse.com e clicar em “Sign up for free”:Capturar

 

Agora iremos criar o app, em “Create new app” e dar um nome pra ele:
Img-2

Depois de criado iremos acessar a documentação, clicando em quickstart guide, iremos escolher um produto – no caso Push. Em seguida um ambiente/plataforma e criar um novo projeto. Agora iremos instalar o Parse via nuget, pesquisando na busca por “parse” e instalar o primeiro da lista:

Img-5

Depois de instalar o Parse na sua Solution iremos seguir com o que se pede na documentação. O App.xaml.cs deve seguir este raciocínio, veja que em “References” estão incluídos os pacotes do Parse que foram baixados pelo Nuget: 

Capturar

A base do aplicativo já está pronta, agora precisamos emular o app em um device(Aparelho Windows Phone), iremos emula-lo agora para que o o device seja registrado no Parse, para saber se o app está recebendo pushs iremos na documentação e clicar em “Test” na área de Test the SDK:

Capturar

Se uma notificação com algo escrito assim: “A test push from Parse!” Chegar no seu device, significa que conseguimos realizar com sucesso a implantação de notificações push em um app Windows Phone.

Mas podemos ir mais longe ainda e criar nossa própria push, usaremos o próprio Parse, é simples, escolhemos um app que já foi criado e testado e no menu superior central iremos escolher “Push” e nessa página clicaremos em “+ Send a push”, escolha uma plataforma – no caso Windows Phone – em seguida escolha se o push será para agora ou em um temo determinado, escreva sua mensagem.

E para finalizarmos clique em “Send now”(O app precisa estar fechado para a notificação chegar no smartphone), a notificação irá chegar em instantes ou no tempo que foi escolhido(sabendo que o device precisa estar conectado a uma rede wifi). Exemplo que eu fiz:

Sem título-1

Então é isso pessoal, divirtam-se com tudo o que o push lhes oferece e se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários.

Karlos Hedylson

Desenvolvedor .NET(C#), desenvolvedor de apps da Windows Store, jovem, estudante e amante de tecnologia.

Facebook Twitter Google+ YouTube 

Comentários

comentarios