Automação residencial: por onde começar?

Sinônimo de conforto, praticidade e segurança, a automação residencial já uma realidade em diversas casas e apartamentos brasileiros.

Entretanto, para que todo esse processo seja bem-sucedido, é necessário, antes de mais nada, entender como os equipamentos operam e contar com empresas e profissionais qualificados.

Siga com a gente e confira no artigo que preparamos para você como iniciar a automação residencial.

Afinal, o que é automação residencial?

Em suma, a automação residencial é uma tecnologia que permite que os moradores gerenciem e programem vários equipamentos de maneira remota como lâmpadas, cortinas, geladeiras, banheiras de hidromassagem, etc.

Contudo, para isso, é necessário que todos os aparelhos estejam integrados a uma central de controle, conectada à rede de internet do imóvel.

A central pode ser controlada por meio de diversas ferramentas como smartphones, tablets, web e displays touchscreen. Dessa forma, cada funcionalidade é programada de maneira personalizada para atender às demandas de cada usuário.

como fazer automação residencial
Saiba mais sobre a tecnologia que descomplica as rotinas do dia a dia e facilita diversas funções e atividades. (Créditos da imagem: Flickr)

Como fazer a automação residencial

Sobretudo, antes de iniciar a sua automação, é importante levar em conta que cada local tem as suas particularidades. Se você está em busca de comprar casas, por exemplo, é preciso considerar que alguns imóveis ainda estão sendo projetados, outros se encontram em fase de construção ou reforma e outros já estão prontos e devidamente preparados para a inclusão da tecnologia.

Nesse contexto, a fase e o estado em que a propriedade de encontra pode aumentar ou diminuir as possibilidades de automação.
Geralmente, para adotar essa facilidade de maneira personalizado, é fundamental se atentar a alguns fatores como:

  • Escolha dos sistemas que serão interligados (como luzes, monitoramento, áudio, vídeo, persianas, etc.)
  • Definição dos cômodos que serão automatizados
  • Pesquisa e avaliação das soluções mais adequadas
  • Definição do orçamento e do teto máximo disponível para os gastos
  • Solicitação de um projeto que apresente a infraestrutura necessária para a instalação do sistema
  • Acompanhamento da obra para analisar de perto o desenvolvimento do serviço realizado pela empresa escolhida

Automação residencial: por onde começar?

De fato, a melhor maneira de iniciar a sua automação residencial é a partir dos controles mais simples de serem instalados, como a iluminação.

Obviamente, os custos e o tempo para instalação dependem do tamanho do seu imóvel. Em casos de kitnets ou apartamentos baratos, (que tendem a ser menores) por exemplo, o valor final, bem como o período do processo é muito menor, se comparado às propriedades maiores, como mansões ou tríplex.

Iluminação

Diversos sistemas que controlam a iluminação de um imóvel podem operar a partir de um temporizador e serem ligados e desligados a qualquer hora do dia. Assim, além de economizar energia e evitar gastos desnecessários, os moradores ainda podem contar com uma casa bem iluminada.

Também é possível apostar na automação a partir de lâmpadas gerenciadas por aplicativos. O sistema possibilita o controle dos tons e grau de intensidade da luz a partir de uma conexão wireless.

Lazer e entretenimento

Equipamentos como home theater, smart TV’s e caixas de som podem ser conectadas à rede de uma residência com apenas um controle remoto. Entretanto, para isso é necessário contar com uma conexão de rede sem fio, para garantir a sincronização dos dispositivos.

Segurança

Para garantir mais segurança em uma residência, a instalação de câmeras, alarmes e sensores é cada vez mais necessária. Nesse contexto, a automação domiciliar pode conectar as câmeras à rede de internet para possibilitar a visualização das imagens, muitas vezes em tempo real. Outras funcionalidades também podem ser inclusas como sensor de fumaça, alarmes de incêndio e diversos outros dispositivos.

Enfim, gostou de descobrir por onde começar a automação da sua residência? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.