software

CRM: 4 dicas para aumentar a produtividade do seu time de vendas

Tendo um celular na mão e acesso às redes sociais, qualquer um pode vender alguma coisa, porém, na prática não é bem assim. Gerenciar uma empresa de forma efetiva e gerar resultados é uma tarefa difícil, revelando a importância de um bom time de vendas.

O comércio, atividade praticada desde o início da sociedade, foi base para o nascimento de diversas profissões, entre elas, o vendedor. Por outro lado, a internet, rede de conexões globais, é um sistema recente, sendo desenvolvido no final do século XX. 

A junção de uma das profissões mais antigas do mundo e da recente conexão que a internet permitiu, tornou o ramo de vendas muito amplo e requisitado na atualidade. 

Por sorte a internet também possibilitou a criação de programas e softwares que, combinado à uma boa equipe de vendas, cria a fórmula perfeita para fazer de seu negócio um sucesso. 

Implementar um crm na sua empresa é um passo importante dessa fórmula, já que numa teia de informações tão extensa, dados sobre clientes podem se perder.

o que é crm

O que é CRM?

Em suma, a sigla significa Gestão de Relacionamento com o cliente, porém, seu conteúdo vai muito além disso. Ele é o processo que afilia um cliente à uma empresa, é uma ferramenta usada para prever e traduzir informações sobre vendas e marketing. 

O CRM arquiva dados de clientes já existentes, novos, ou futuros, para que a interação seja mais satisfatória e atenda o consumidor da maneira que ele precisa, economizando tempo de ambas as partes. 

Você adquire um controle personalizado sobre sua equipe e a indicação de qual direção seguir com campanhas e propostas. Existem versões de crm gratis e outras pagas, mas em geral todas levam a gestão de leads a outro nível.

Ficou interessado? Confira o passo a passo para implementar o CRM e seus benefícios em seu negócio.

  • Possuir uma rede comercial bem definida;
  • Identificar as necessidades da empresa;
  • Definir os objetivos e estratégias;
  • Escolher o tipo de CRM que será efetivado;
  • Implementar a CRM escolhida;
  • Apresentar o programa para toda equipe e criar hábitos empresariais;
  • Ajustar e corrigir detalhes da ferramenta se necessário.

Com isto, você e sua equipe de vendas já possuem a base para dobrar a produtividade. Existem protótipos de crm online gratis, prontos para serem testados.

O segredo da produtividade

Mesmo as equipes mais bem organizadas enfrentam dificuldades em efetivar alguns processos de vendas. 

Atingir a capacidade máxima de faturamento é um sonho para qualquer companhia, pensando nisso, elaboramos 4 dicas essenciais para conquistar todos os objetivos com sua corporação.

Criatividade

Parece óbvio falar sobre criatividade, mas ela vai representar a linha tênue entre a eficácia ou a reprovação ao aplicar um novo método de vendas. A internet e a amplitude das mídias sociais fazem as ideias percorrerem rápido, as pessoas já viram de tudo.

Em um mundo onde o efeito manada domina as massas, uma equipe com vendedores criativos e inovadores faz seus clientes lembrarem da sua marca.

Tecnologia

Fechar os olhos para os novos aplicativos e programas é negligenciar muitas oportunidades de vendas. 

Primeiro, manter sua equipe ligada nas redes sociais, já que elas ajudam a acompanhar tendências e ter novas ideias, e segundo não se limitar ao uso de novos programas. 

Por mais que muitos deles possam parecer difíceis no início, trazer o uso de tecnologias para dentro do grupo que cuida das vendas pode resultar em um grande crescimento.

Diferença

Essa palavra, diferença, deveria ser o pilar de qualquer negócio. Para você, que gerencia ou participa de um time de vendas, ter membros com diferentes pontos de vista resultará em uma rica amplitude de ideias e sugestões. 

Alguém pode ver um erro que você não vê. A diferença também é fundamental quando se trata dos seus concorrentes. 

Por que um cliente deveria escolher você? Responda essa pergunta no seu plano de vendas, sente com sua equipe e descubra o que podem oferecer para se destacar.

Não esqueça de atribuir e buscar qualidade a todo serviço que oferecer e obter. Por exemplo, ao adquirir um crm preço alto, você aplica mais para receber em dobro, sua organização melhora e os resultados são colhidos mais rapidamente.

Organização

Os hábitos, sejam eles positivos ou negativos, influenciam diretamente no que fazemos nas nossas vidas e nos negócios, assim, criar rotinas empresariais focando na organização pode ser a chave para dar adeus a antigos costumes e aumentar a produtividade.

Por isso é indispensável a aplicação de um comercial crm, já que como dito, ele é a ferramenta perfeita para organizar tarefas diárias ou da carteira de leads de cada vendedor, por exemplo.

Pronto, você e sua equipe de vendas já estão preparados para expandir seu negócio de maneira proativa e organizada. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *