tecnologia no ensino a distancia

Educação EAD: como isso influência na tecnologia da nova geração

Em 2019, as crianças e adolescentes do mundo todo souberam o real significado de “pandemia” e “quarentena”. A covid-19 parou o mundo e as escolas não ficaram fora dessa, assim, entre suas consequências, ela revolucionou o termo educação ead.

Tudo como conhecíamos mudou devido aos obstáculos e limitações que surgiram quando o coronavírus, uma família viral já conhecida desde meados de 1960, em sua nova versão, gerou uma potente doença respiratória.

EAD: a educação do futuro

ensino ead tecnoclogia

Muitos desconhecem, mas a educação EAD está entre as maneiras didáticas mais eficazes e existe há muitos anos, não sendo apenas um recurso criado para manter as crianças estudando durante a quarentena.

Educação a distância (EAD) é uma forma de ensino que consiste na comunicação bilateral, ou seja, entre o professor e o aluno, através de algum recurso tecnológico, como um celular conectado a internet, ambientes computacionais ou até mesmo cartas.

Desta forma, o aluno e o professor não precisam estar na mesma sala para que o ensino seja efetuado.

Isso foi, não somente a solução para a formação dos jovens em meio ao fechamento das escolas, mas abriu portas para que a pedagogia passasse a adquirir novas características e vantagens, a principal delas: o uso de tecnologias.

Outras vantagens do ensino a distância

  • Dinamização das aulas;
  • Velocidade do aprendizado, tendo um melhor aproveitamento;
  • Criação de hábitos autônomos do aluno;
  • Maior comodidade,
  • Menor custo.

A tecnologia está fundamentada na estrutura da metodologia EAD, já que, sua aplicação no processo de aprendizagem não possui limites de lugar, tempo, ocupação ou idade.

Ela vai além de ser uma forma educativa destinada somente para crianças e está revolucionando a forma com que todos enxergam a educação tecnológica, ela é o futuro.

Maneiras de aplicar a tecnologia nas salas de aula

A tendência à modernização nas escolas foi evitada por muito tempo, principalmente devido ao receio de que usar aplicativos e celulares durante as aulas pudessem desfocar os alunos.

Porém, quando bem aplicada, a tecnologia pode potencializar e facilitar o processo de aprendizagem de uma maneira inimaginável.

Buscar e aplicar novos modos de inovação didática cria conexões reais entre o mundo e as crianças, onde elas podem ter acesso a novas áreas de conhecimento, melhoram sua produtividade e ainda incentiva o interesse a novos hobbies e hábitos.

Para criar cidadãos preparados para o mundo tecnológico, confira algumas maneiras de tornar a educação mais dinâmica e começas a usar tecnologia nas instituições:

  • Gamificação, uso de jogos para aprendizagem;
  • Metodologia inversa, onde os alunos ensinam;
  • Projetos de iniciação científica, incentivando a pesquisa;
  • Projetos de criação de startups;
  • Trabalhos que usam softwares e aplicativos novos.

É válido lembrar a importância do uso de tecnologias dentro e fora das salas. Modernizar toda a gestão escolar causa muitas melhorias, por exemplo, o uso de uma maquininha pode ser uma grande facilitadora de pagamentos e da organização financeira.

O que acaba trazendo benefícios aos pais dos alunos e à área comercial da escola ou instituição.

Vale ressaltar que a mudança não deve acontecer de um dia para outro, a elaboração de planos e metas para tornar a escola um ambiente mais moderno deve ser feito com cautela, para assim adaptar alunos, funcionários e o corpo docente com sucesso.

Da escola para o mundo

A tecnologia conecta o mundo inteiro, de modo que aprender o máximo sobre ela e como usá-la durante a infância fornece um conhecimento multidisciplinar que pode ser usado para diversas finalidades.

ensino pelo computador

Ela fornece experiências essenciais e abre um leque cheio de possibilidades para o mercado de trabalho e para a vida. A modernização trouxe e ainda está trazendo mudanças em todos os setores, novas profissões estão surgindo e outras perderão seu valor.

Agora é possível estudar ou estudar estando em qualquer lugar. Se recusar a usufruir das novas possibilidades criadas pelas inovações e automações é se alienar para o novo mundo.

Um exemplo disso é a melhor maquininha de cartão, a IdealPay, que permite que seus clientes façam pagamentos digitais e automatizam as transações de maneira prática e recorrente.

Por mais que os facilitadores estão cada vez mais surgindo, as máquinas estejam cada vez mais elaboradas e algumas profissões fiquem no passado, o papel do educador não pode ser substituído.

Por mais moderno que seja, um aparelho não é capaz de garantir a aprendizagem do aluno sozinho, sendo necessário a ação de um professor no processo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *