mulher com celular na mão

Como melhorar a experiência do usuário mobile: 8 dicas essenciais

É inegável que hoje em dia conseguimos resolver grande parte dos nossos problemas na palma das nossas mãos.

Com sites ganhando mais visitas por meio do smartphone, é preciso pensar em como atrair e fidelizar esse cliente.

Existem diversas formas de fazer isso. Um ponto importante é sempre pensar em uma análise de SEO detalhada, que deixa a experiência ainda mais fluida e ainda coloca o seu site no topo das pesquisas do Google.

Veja ainda:

Está pensando em como melhorar a experiência mobile do usuário, mas não sabe como começar?

8 melhores dicas para melhorar a experiência do usuário no mobile

1 – Integração eficiente

A integração é um componente essencial da experiência do usuário que pode fazer ou quebrar o sucesso do seu aplicativo, ou site. Se um usuário não for integrado corretamente, as taxas de abandono vão disparar. 

Existem várias razões pelas quais a integração afeta a experiência do usuário, mas, é importante não confundi-lo.

Para a integração de aplicativos móveis, você deve fornecer aos usuários instruções básicas. Muita informação durante o processo de integração pode prejudicar a experiência.

2 – Tela de login simples

Seu login deve ser simples e rápido. É importante ter um cadastro simples, permitindo que os usuários façam login de contas externas, como Facebook ou Google. 

Peça apenas aos usuários as informações necessárias. Se o aplicativo não precisar de acesso ao número de telefone do usuário, por exemplo, não o inclua, pois, ele funcionará como uma barreira durante o processo de integração. 

Também é importante considerar a facilidade com que o usuário se lembrará de seu nome de usuário.

Se você solicitar um novo nome de usuário ou um com muitos caracteres e números, eles provavelmente o esquecerão e não se preocuparão em recuperar suas credenciais.

3 – Mantenha os menus e a navegação simples

Projetar um menu para um site mobile móvel é muito diferente de um site em que a barra de menus está normalmente localizada na parte superior da página.

Você quer ter certeza de que as páginas mais importantes estão acessíveis. Não confunda os usuários com barras de navegação complicadas.

4 – Seja conciso

O conteúdo no celular não é o mesmo que o conteúdo em um site. As telas dos dispositivos móveis são muito menores, o que dificulta a visualização das informações pelos usuários. 

Essa pode ser uma dica simples de seguir, porém, muitas pessoas esquecem que um site móvel oferece uma experiência totalmente diferente do desktop. Você deve apresentar as informações mais essenciais. Use o conteúdo para guiar o usuário pelo seu aplicativo, fornecendo valor ao longo do caminho.

5 – Reduza o esforço de pesquisa

Remova todas as barreiras para que os usuários encontrem o item que procuram, principalmente para um site de varejo. Adicionar muitas etapas impedirá o usuário de concluir o processo de checkout. 

Além disso, é importante que a pesquisa não se reduza a 0 resultados. Em vez disso, mostre itens relacionados para o usuário explorar mais produtos.

6 – Garanta segurança e confiabilidade

Inclua crachás de segurança para garantir que as informações pessoais dos usuários estejam seguras e protegidas.

Se um usuário pensar que suas informações pessoais não são seguras, ele se absterá de inserir seu cartão de crédito ou outras informações pessoais. 

Pergunte aos seus usuários antes de coletar seus dados, como localização e permita que eles desativem a publicidade direcionada.

celular na mão

7 – Ofereça assistência

Oferecer atendimento ao cliente é um elemento simples, mas negligenciado, da experiência do usuário.

Facilite o acesso dos usuários às opções de ajuda e suporte. Eles geralmente procuram ajuda na barra de ferramentas ou no menu de um site mobile. 

Além disso, você deve oferecer várias maneiras de os usuários receberem suporte, incluindo opções relevantes em um contexto móvel, como perguntas frequentes de autoatendimento, suporte ao vivo via clique para ligar e assim por diante.

8 – Ouça o feedback do usuário

É importante pensar nos pontos problemáticos de seus usuários quando você está desenvolvendo seu aplicativo inicialmente.

É como coletar continuamente feedback e melhorar iterativamente seu produto. 

Se você estiver sempre resolvendo os pontos problemáticos de seus usuários, suas taxas de retenção vão disparar como resultado.

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