app de tecnologia

Fintech – tudo sobre esse termo que revolucionou o mercado financeiro

Fintech(h2)

Sabia que apesar do termo “desconhecido” você talvez já tenha usado ou até mesmo use uma fintech e não saiba? A união entre tecnologia, serviços financeiros e inovação fez com que as hoje famosas fintechs surgissem e começassem a “explodir” no Brasil no ano de 2015, desde então este modelo de startup vem crescendo e alcançando cada vez um público maior, em 2019 os investimentos em fintechs chegaram a US$900 milhões de dólares. Quer saber um pouco mais sobre este serviço e aquilo que o mesmo pode te oferecer? Continue com o artigo.

Fintech: o que é?

As chamadas fintechs são startups que possuem como sua principal proposta tornar o mercado financeiro mais barato, simples e menos burocrático, substituindo serviços que antes eram disponibilizados apenas por bancos tradicionais com a presença de altas taxas abusivas.

O termo Fintech é uma junção entre financial (financeiro) e Technology (tecnologia), desde seu surgimento as fintechs estão atraindo cada vez mais clientes, indo desde o comum como aquele que só quer um banco para deixar o salário cair no final do mês até o empreendedor mais ativo dentro do mercado financeiro e que está buscando por menos taxas na hora de investir ou pedir empréstimos por exemplo.

tecnologia fintech

Características de uma fintech

Dentre as principais características dessa startup se é possível citar;

  • Apresentação de soluções rápidas e fáceis aos clientes;
  • Operações fáceis e ágeis;
  • Todas as operações são feitas virtualmente, não possuindo uma agência física;
  • Custos baixos;
  • Tecnologia em grande escala.

O que uma fintech pode fazer?

Caso realmente ainda não possua uma conta em uma fintech, você pode realmente se sentir um pouco desconfiante no início; uma de suas principais dúvidas ou questões a serem respondias é “um banco totalmente digital, oferece tudo aquilo que um banco tradicional oferece?” e a resposta é sim, todos os serviços disponíveis no banco tradicional que você já conhece, também estão disponíveis nas fintechs, confira.

  • Conta bancária: (h3) A única diferença entre uma conta bancaria neste modelo e a dos bancos tradicionais, será que aqui, sua conta será completamente digital, onde você poderá acessar a mesma através de computadores, smartphones e tablets e realizar de forma rápida e simples qualquer movimentação que desejar;
  • Cartão de crédito: (h3) além é claro do cartão de débito, o cliente poderá contar com um cartão de crédito sem anuidade e com taxas baixas; através de sua conta bancária online poderá alterar o limite do mesmo e até bloquear em caso de perca ou furto.
  • Empréstimos e linhas de crédito: (h3) Pedir empréstimos e créditos também se tornou mais fácil com as fintechs, de forma online você conseguirá fazer seu pedido e após analise o valor estará disponível instantaneamente em sua conta digital. Caso já possua uma securitizadora em Curitiba por exemplo conseguirá uma maior liberdade na hora de negociar linhas de crédito com a empresa.
  • Gestão financeira: (h3) Com uma conta totalmente digital você terá uma maior noção e controle de seus próprios gastos, uma vez em que conseguirá acessar o aplicativo a qualquer momento para checar suas finanças e sem pagar taxas por isso.

Quais as vantagens de uma fintech?

Certo, você agora que você já sabe o que é uma fintech e viu que elas oferecem os mesmos serviços que os bancos comuns porem com menores taxas e menos burocracia, certamente já possui menos insegurança e esta até pensando em mudar para um destes tipos de bancos; porém, se você acha que as vantagens dessa startup acabam por aqui então está enganado, confira mais alguns dos benefícios desse serviço financeiro.

Segurança:

  • Uma pessoa apenas terá acesso a sua conta caso saiba o seu usuário e senha, criados durante o processo de criação da conta na fintech de sua escolha, sem seus dados confidenciais nada poderá ser feito, então, a questão segurança não precisa o assustar;

Novidade: 

Por que continuar sendo cliente de bancos com altas taxas de juros e que demandam seu tempo até mesmo para as mais simples ações financeiras? As fintechs estão nas palmas de suas mãos e prontas para substituir a burocracia por agilidade no seu dia a dia;

Tudo nas palmas de sua mão: 

Todos os processos e ações realizadas por uma fintech são feitas online, você não precisará sair do conforto de sua residência ou onde quer que esteja apenas para fazer uma transferência, pagar um boleto ou buscar um caixa eletrônico para ver o saldo em sua conta;

o que é fintech
Com uma fintech você terá tudo nas palmas de sua mão.

 

Taxas de juros baixas

Um dos principais e talvez o principal motivo para a grande migração das pessoas para as fintechs são as baixas taxas de juros, com as fintechs você não paga taxas para a manutenção do cadastro por exemplo, nada impede que você crie uma conta em um destes bancos e apenas o deixe lá, sem movimentar ou fazer compras, você não será surpreso por cobranças indevidas mesmo que não utilize o banco.

 

Bancos fintech no Brasil 

Ótimo, uma vez em que você chegou até aqui, existem grandes chances de que as fintechs tenham conquistado sua confiança e também interesse, veja os quatro principais fintechs presentes no Brasil, pesquise previamente sobre cada uma e escolha qual estará nas palmas de suas mãos.

  • Nubank (banco digital);
  • Neon (banco digital);
  • Banco Inter (banco digital);
  • Next (banco digital).

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.