3 Formas de ganhar dinheiro escrevendo textos em casa

Trabalhar com conteúdo escrito na internet pode ser uma oportunidade para você. No cenário atual de nosso país, em que o índice de desemprego é altíssimo, trabalhar por conta própria virou uma solução para muitos brasileiros.

Por isso, se você escreve bem e quer ser um redator de sua própria casa, há certas maneiras de começar seu próprio negócio. Antes de tudo, você pode investir seu tempo em cursos gratuitos na internet, em plataformas como Udemy ou Rock Content.

Você pode especializar sua prática de escrita para alguns segmentos profissionais muito requisitados nas plataformas de oferecimento de trabalho aos redatores freelancers.

Primeiro, escolha em qual modalidade você quer se especializar: você pode escrever roteiros para Youtube, legendas e textos para artes nas redes sociais, como Instagram e Facebook, artigos ou notícias para sites e até e-books.

Veja ainda:

Em seguida, procure cursos em sua área de especialização. Não basta escrever bem para escrever conteúdo para internet. Um exemplo é a escrita de artigos. Você precisa aprender também a otimizar seus textos com SEO, que é uma maneira dos artigos serem bem ranqueados nos resultados de buscas do Google.

Dessa maneira, seu artigo será mais clicado. Consequentemente, isso atrairá mais tráfego orgânico para o site em questão, de pessoas que podem se tornar clientes da marca. Por isso, antes de se dedicar a criar conteúdo escrito para internet, faça um ou mais cursos em suas áreas de preferência.

Vale mais você ser especialista em uma área, como notícias, por exemplo, do que saber escrever com qualidade mediana para todos os tipos de conteúdo para web. Depois de aprender o necessário, você pode investir seu tempo em prospectar clientes.

Isso pode ser feito através de plataformas na internet, como o 99freelas, Workana, GetNinjas, Trampos.co., Contentools e outras opções.

Além disso, você pode criar redes sociais e investir nelas para divulgação do seu trabalho e consequentemente, na captação de novos clientes. Outra forma de captar clientes é fazer um portfólio virtual e enviar para agências de seu interesse. Muitas agências fazem parcerias com redatores freelancers por conteúdo escrito.

Outra maneira de conseguir clientes é através de indicação de amigos, parentes ou colegas.

Agora que você já sabe qual trajeto percorrer para ser um redator na internet, descubra:

redator de textos para web

Formas de ganhar dinheiro escrevendo textos

1 – Escreva artigos otimizados com SEO

Há uma grande demanda por artigos otimizados com SEO atualmente. Isso porque as empresas estão investindo em construir uma visibilidade marcante na internet.

Atualmente, o comportamento dos consumidores mudou. Eles pesquisam por produtos, serviços e empresas na internet, como no Google ou em redes sociais, antes de fechar negócio com uma empresa.

Por isso, é muito rentável para uma empresa ter uma categoria de blog. O objetivo de um blog de uma marca, é ter conteúdo relevante, informativo e único postado frequentemente. Ainda mais, os artigos precisam ter informações necessárias para o público-alvo da marca em questão.

Isso significa que um site que vende peças de carro pode ter artigos sobre manutenção preventiva, como funciona a direção defensiva, como preparar uma caixa de ferramentas para deixar no carro e muitos outros temas, todos relacionados ao segmento de atuação da empresa.

Os artigos ainda precisam ser otimizados com SEO. Isso faz com que os artigos fiquem bem ranqueados nos resultados de buscas do Google. Dessa maneira, os artigos atrairão mais visitantes para o site da marca, que podem virar clientes.

Se você é um redator iniciante e está insatisfeito com seus primeiros artigos, você pode o Reescritor de Texto. Essa é uma ferramenta brasileira capaz de transformar totalmente seus artigos mal formulados.

Isso porque o Reescritor pode reformular frases e até modificar palavras por seus sinônimos, para construir um texto mais interessante, informativo e direto. Você pode usá-lo gratuitamente e também existe a versão paga, que oferece mais funcionalidades.

 2 – Escreva roteiros para o Youtube

O Youtube é uma das maiores plataformas de conteúdo audiovisual do mundo. No entanto, os youtubers mais famosos têm muito trabalho para lançar vídeos novos frequentemente.

Por isso, existe uma demanda grande por roteiros de vídeos para Youtube. Atualmente, canais de histórias emocionantes, canais de curiosidades e canais de histórias de crimes verdadeiros estão muito em alta. Por isso, você pode encontrar vários youtubers, tanto de canais grandes quanto iniciantes, precisando de um profissional para escrever seus roteiros.

Um youtuber já tem outros trabalhos, como edição de vídeo, upload de vídeo, criar conteúdo para outras redes sociais, gravar vídeos, entre outras tarefas. Por isso, o trabalho de um roteirista pode gerar renda para você.

 3 – Escreva legendas e frases para artes do Instagram

O Instagram é uma rede social visual, mas isso não significa que seu trabalho como redator não é útil para a rede social. Cada rede social tem seus próprios recursos, por isso você tem que entender bem como o Instagram funciona para escrever conteúdos relevantes.

Você pode escrever tanto o conteúdo das legendas quanto as frases que vão nas artes publicadas no Instagram, para marcas, empresas e até pessoas físicas famosas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.