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O impacto da tecnologia no marketing digital

O mundo da publicidade se transformou de tal maneira que o impacto da tecnologia no marketing digital apresentou novos rumos para quem trabalha na área, assim como para quem anuncia produtos e serviços. 

Não só isso, também é possível observar as mudanças propostas pela tecnologia por meio dos meios digitais e aparelhos eletrônicos que passaram a fazer parte do dia a dia da população.

Basta olhar ao redor, nos grandes centros urbanos, e mesmo cidades localizadas no interior, como o aparelho celular, que até o fim dos anos 1990 era considerado um produto de luxo, passou a ser uma aquisição popular e até necessário, atendendo todas as classes sociais. 

Junto a isso veio a internet, que proporcionou uma reviravolta na forma como as pessoas consomem produtos e serviços. 

A tecnologia avança em conjunto com a internet

Tudo isso, que antes estava presente apenas em filmes e seriados de ficção científica, já estão disponíveis em lojas físicas e virtuais, e-commerces e marketplaces. 

Afinal de contas, é fácil ser atraído por estratégias de Marketing Digital em diversas plataformas presentes em navegadores virtuais, que além dos celulares, também podem ser encontrados em:

  • Assistentes virtuais;
  • Computadores;
  • Tablets;
  • Televisores.

As pessoas mudaram os hábitos de consumo, tendo nas lojas virtuais acesso a vitrines dos mais variados empreendimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes, lojas de varejo, supermercados, e muitos outros estabelecimentos.

O pedido pode ser feito por meio de um aplicativo dedicado apenas a comida e bebida, ou então para produtos dos mais variados segmentos, em apenas um clique e sendo controlado por meio da ferramenta.

Com isso a tecnologia permite acompanhar o encaminhamento da entrega, identificando horário de saída, previsão de chegada, nome de quem vai entregar, tudo de forma digital.

impacto tecnologia

Como se destacar nesse novo mundo?

A concorrência é acirrada nos mais variados segmentos produtivos, e cada empresa precisa se destacar de alguma forma. 

Aqueles que possuem alguma dúvida sobre algum produto ou serviço pode recorrer às plataformas de pesquisa. 

Do mesmo modo, é possível encontrar os mais variados fornecedores, produtos similares e comparativo de preços. 

Dessa forma, se tornou essencial aparecer para os clientes de forma bastante visível, como anunciar no Google Ads e ter a propaganda em destaque no topo ou na base da página.

Essa é uma solução que muitas empresas encontraram dentro de uma campanha publicitária. 

Afinal, sites especializados permitem apresentar aos potenciais clientes, ou leads, os serviços disponíveis, assim como o funcionamento de algum produto na prática e ser alcançado com facilidade por essa audiência nos buscadores. 

Isso permite que as empresas possam explorar diferentes métodos de divulgação, como:

  • Artigos de especialistas;
  • Podcasts com entrevistas;
  • Textos sobre assuntos específicos;
  • Vídeos institucionais e publicitários.

Esses materiais servem para se destacar na plataforma de buscas, melhorar o ranqueamento na página de forma orgânica, se tornando até mesmo uma autoridade sobre os produtos e serviços oferecidos. 

A explosão das redes sociais

A tecnologia presente principalmente nos celulares permitiu que muitas pessoas se descobrissem despojadas para falar sobre um assunto que domina. Pode ser a opinião sobre um filme, um seriado, ou mesmo uma lanchonete ou um restaurante. 

Encontraram nas redes sociais, que surgiram a partir dos anos 2000, e desde então passaram a fazer parte do cotidiano de quem navega na internet, um espaço para compartilhar ideias, opiniões, críticas e sugestões. 

Ao mesmo tempo as empresas passaram a explorar esse ambiente virtual, dando voz a pessoas que conseguem arregimentar diversas pessoas, denominadas como seguidoras, e então investem em anúncios patrocinados.

Quem trabalha com imagem deve saber que o Instagram Ads é a melhor ferramenta para alcançar um público que está interessado em imagens, fotografias ou vídeos curtos, bem como para realizar as estratégias do marketing de influência.

Isso porque esses comunicadores exercem forte ligação e senso de comunidade com os seguidores, ampliando seus valores e impactando diretamente na imagem que podem fazer de determinadas marcas.

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A palavra-chave se torna parte da tecnologia

O uso de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, é uma prática que determina palavras-chave que podem ser encontradas conforme se aciona a interface de pesquisa. 

Isso também ajuda no ranqueamento de um site corporativo ou uma loja virtual na plataforma de busca, e é utilizado em outras redes sociais. 

A tecnologia encontra atalhos para essas palavras-chave, utilizando as hashtags (#) antes, facilitando encontrar determinados assuntos dentro de comunidades específicas. 

É assim também como funciona o Facebook Ads, em que as postagens patrocinadas exploram as palavras-chave e podem ser compartilhadas por clientes encantados, como são denominados os consumidores que passaram por todas as etapas de inbound marketing, que são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção ou encantamento.

Enfim, em todos esses pontos o marketing passou por mudanças que foram ocasionadas pela tecnologia. Porém, vale lembrar que ela está em constante evolução, e não há um limite que possa determinar o suficiente.

Assim, é preciso que os profissionais que trabalham na área da comunicação e publicidade, além das empresas que precisam da divulgação, se preparem para todas as novidades que ainda estão por vir.

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