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18.11.2024

Lição: 067: Versionamento e Migração de Programas no Solana

Nesta aula, exploraremos os conceitos de versionamento e migração de programas no ambiente da blockchain Solana. À medida que o ecossistema evolui, os desenvolvedores frequentemente precisam atualizar seus contratos inteligentes (programas). Compreender como gerenciar versões e migrar dados é essencial para garantir transições suaves entre as versões sem perder o estado ou a funcionalidade.

O que é o Versionamento de Programas?

O versionamento de programas permite que os desenvolvedores criem várias versões de um contrato inteligente na blockchain Solana. Isso é crucial quando novas funcionalidades precisam ser adicionadas ou bugs corrigidos, sem interromper os usuários existentes ou seus dados.

O versionamento envolve:

  1. Implantação de um novo programa: Uma nova versão do contrato é implantada, e um novo ID de programa é gerado.
  2. Migração de dados: Os dados do estado existente podem precisar ser migrados para a nova versão do programa.
  3. Controle de acesso correto: Programas mais antigos devem ser capazes de validar ações com base nos contratos em migração.

Usando a biblioteca Program do Solana, você pode implementar essas práticas de maneira eficiente.

Criando um Programa Versionado

Vamos considerar um cenário onde temos um programa simples de contador. Vamos incrementar o contador na versão 1 (v1), e depois atualizá-lo na versão 2 (v2) para também lidar com decrementos.

Passo 1: Escrever o Programa Inicial v1

Crie um novo projeto Rust para seu programa Solana:

cargo new solana_counter --lib
cd solana_counter

No Cargo.toml, adicione as dependências necessárias:

[dependencies]
solana-program = "1.9.0"

No src/lib.rs, escreva sua versão inicial do programa:

use solana_program::{
    account_info::AccountInfo,
    entrypoint,
    entrypoint::ProgramResult,
    msg,
    program_error::ProgramError,
    pubkey::Pubkey,
};

entrypoint!(process_instruction);

pub fn process_instruction(
    _program_id: &Pubkey,
    accounts: &[AccountInfo],
    _instruction_data: &[u8],
) -> ProgramResult {
    let account = &accounts[0];
    let mut counter = account.try_borrow_mut_data()?;

    // Incrementar o contador
    let mut current_value = u32::from_le_bytes(counter.copy_from_slice(..4));
    current_value += 1;

    counter.copy_from_slice(&current_value.to_le_bytes());

    msg!("Contador incrementado para: {}", current_value);
    Ok(())
}

Certifique-se de compilar e implantar o programa:

cargo build-bpf

Passo 2: Escrever o Programa v2

Agora vamos estender o programa anterior, adicionando a capacidade de decrementar o contador. Crie um novo arquivo src/lib_v2.rs:

use solana_program::{
    account_info::AccountInfo,
    entrypoint,
    entrypoint::ProgramResult,
    msg,
    program_error::ProgramError,
    pubkey::Pubkey,
};

entrypoint!(process_instruction);

pub fn process_instruction(
    _program_id: &Pubkey,
    accounts: &[AccountInfo],
    instruction_data: &[u8],
) -> ProgramResult {
    let account = &accounts[0];
    let mut counter = account.try_borrow_mut_data()?;

    let instruction_type = instruction_data[0]; // 0 para incrementar, 1 para decrementar

    let mut current_value = u32::from_le_bytes(counter.copy_from_slice(..4));

    match instruction_type {
        0 => {
            current_value += 1; // Incrementar
            msg!("Contador incrementado para: {}", current_value);
        }
        1 => {
            current_value = current_value.checked_sub(1).unwrap_or(0); // Decrementar
            msg!("Contador decrementado para: {}", current_value);
        }
        _ => return Err(ProgramError::InvalidInstructionData),
    }

    counter.copy_from_slice(&current_value.to_le_bytes());

    Ok(())
}

Passo 3: Migrar Dados

Para migrar dados do programa v1 para v2, você precisará escrever um script de migração. Isso normalmente seria um script off-chain ou outro programa on-chain que lê o estado do v1 e, em seguida, escreve ele em v2.

Aqui está um exemplo simplificado em Rust:

async fn migrate_data(
    old_program_id: Pubkey,
    new_program_id: Pubkey,
    account_pubkey: Pubkey,
    connection: &RpcClient,
) -> Result<(), Box<dyn std::error::Error>> {
    // Buscar o estado da versão antiga
    let old_account_info = connection.get_account(&account_pubkey).await?;

    let current_value = u32::from_le_bytes(old_account_info.data[..4].try_into()?);

    // Criar transação para migrar para o novo programa
    let transaction = Transaction::new_signed_with_payer(
        /* suas contas vão aqui */,
        Some(&payer_pubkey),
        /* blockhash recente */,
    );

    // Chamar a nova versão com os dados existentes
    let instruction = Instruction::new_with_bytes(new_program_id, &[0], vec![account_pubkey]);
    transaction.add(instruction);

    connection.send_and_confirm_transaction(&transaction).await?;

    Ok(())
}

Conclusão

Compreender o versionamento de programas e a migração no Solana é crucial para a manutenção e atualização de contratos inteligentes. Ao gerenciar efetivamente as diferentes versões do seu programa, você pode introduzir novas funcionalidades, corrigir problemas e garantir uma transição tranquila para os usuários.

Nesta aula, você aprendeu como criar um programa versionado, implementar a migração de dados e garantir que o novo programa acomode mudanças sem interromper os dados existentes dos usuários. Boa programação no Solana!

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