Lição: 079: Construindo Aplicações de Jogos na Solana
Nesta aula, exploraremos como construir aplicações de jogos na blockchain Solana. A Solana é conhecida por sua alta capacidade de transações e baixos custos, tornando-se uma excelente escolha para desenvolvedores de jogos. Cobriremos o básico sobre como configurar um projeto na Solana e criar uma aplicação de jogo simples.
Começando
Para começar a desenvolver na Solana, certifique-se de ter as ferramentas necessárias instaladas:
- Rust: A principal linguagem de programação utilizada para desenvolvimento na Solana.
- Solana CLI: A interface de linha de comando para interagir com a rede Solana.
- Anchor: Um framework para Solana que simplifica o desenvolvimento de contratos na Solana.
Configurando seu Ambiente
Se você ainda não instalou as ferramentas necessárias, aquí está como fazê-lo:
# Instalar Rust
curl --proto '=https' --tlsv1.2 -sSf https://sh.rustup.rs | sh
# Adicionar os componentes necessários
rustup component add rustfmt
rustup component add clippy
# Instalar Solana CLI
sh -c "$(curl -sSfL https://release.solana.com/v1.10.32/install)"
# Instalar Anchor
cargo install --git https://github.com/project-serum/anchor anchor-cli --locked
Depois de ter tudo instalado, verifique sua instalação:
solana --version
anchor --version
Criando um Novo Projeto
Vamos criar um novo projeto Anchor para nossa aplicação de jogo:
anchor init meu_jogo
cd meu_jogo
Este comando criará um novo diretório chamado meu_jogo
com os arquivos e a estrutura de diretórios necessários.
Escrevendo o Contrato Inteligente
Em seguida, vamos escrever um contrato inteligente simples para o nosso jogo. Neste exemplo, criaremos um jogo de "Adivinhe o Número", onde os jogadores podem enviar seus palpites e potencialmente ganhar tokens.
Abra o arquivo programs/meu_jogo/src/lib.rs
e substitua seu conteúdo pelo seguinte código:
use anchor_lang::prelude::*;
declare_id!("SeuProgramIdAqui");
#[program]
pub mod meu_jogo {
use super::*;
pub fn inicializar(ctx: Context<Inicializar>, numero: u8) -> ProgramResult {
let jogo = &mut ctx.accounts.jogo;
jogo.numero = numero;
jogo.vencedor = Pubkey::default();
Ok(())
}
pub fn adivinhar(ctx: Context<Adivinhar>, palpite: u8) -> ProgramResult {
let jogo = &ctx.accounts.jogo;
if palpite == jogo.numero {
// Atribuir o vencedor se o palpite estiver correto
let vencedor = &mut ctx.accounts.vencedor;
vencedor.key = ctx.accounts.jogador.key;
// Lógica adicional para recompensas pode ser adicionada aqui
}
Ok(())
}
}
#[account]
pub struct Jogo {
pub numero: u8,
pub vencedor: Pubkey,
}
#[derive(Accounts)]
pub struct Inicializar<'info> {
#[account(init, payer = usuario, space = 8 + 32)]
pub jogo: Account<'info, Jogo>,
#[account(mut)]
pub usuario: Signer<'info>,
pub sistema_programa: Program<'info, System>,
}
#[derive(Accounts)]
pub struct Adivinhar<'info> {
#[account(mut)]
pub jogo: Account<'info, Jogo>,
pub jogador: Signer<'info>,
#[account(mut)]
pub vencedor: Account<'info, Vencedor>,
}
#[account]
pub struct Vencedor {
pub key: Pubkey,
}
Explicação do Código
- Inicialização do Programa: A função
inicializar
define um número aleatório que os jogadores devem adivinhar. - Lógica da Adivinhação: A função
adivinhar
verifica se o palpite do jogador corresponde ao número armazenado e registra o vencedor se for o caso. - Definições de Estruturas: Definimos as estruturas
Jogo
eVencedor
, que mantêm o estado do jogo.
Construindo e Implantando o Contrato Inteligente
Agora que temos nosso contrato inteligente, vamos compilá-lo e implantá-lo na devnet da Solana.
anchor build
anchor deploy
Uma vez implantado, anote a saída do ID do programa.
Interagindo com o Contrato Inteligente
Para interagir com nosso contrato inteligente, usaremos o Solana CLI. Primeiro, certifique-se de que você está na devnet:
solana config set --url devnet
Em seguida, podemos criar uma carteira e financiá-la para começar a jogar:
# Criar uma nova carteira
solana-keygen new --outfile ~/minha-carteira.json
# Definir a carteira como padrão
solana config set --keypair ~/minha-carteira.json
# Solicitar um airdrop de SOL para sua carteira
solana airdrop 1
Inicializando o Jogo
Para inicializar o jogo com um número, execute o seguinte comando usando a linha de comando:
anchor run inicializar --numero <numero>
Fazendo um Palpite
Os jogadores podem fazer um palpite invocando o método adivinhar
:
anchor run adivinhar --palpite <palpite_jogador>
Conclusão
Nesta aula, criamos uma aplicação de jogos simples na Solana. Discutimos como configurar o ambiente, escrever um contrato inteligente, implantá-lo e interagir com ele usando o Solana CLI.
Embora este exemplo seja bastante básico, ele fornece uma base sobre a qual jogos mais complexos podem ser construídos. Aulas futuras podem explorar a integração de interfaces web ou o uso de recursos mais avançados da Solana. Boa codificação!