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24.11.2024

Lição: 126: Usando a Câmera e a Biblioteca de Fotos no SwiftUI

Nesta aula, exploraremos como acessar a câmera e a biblioteca de fotos em um aplicativo SwiftUI. Usar a câmera permite que os usuários tirem fotos diretamente no aplicativo, enquanto acessar a biblioteca de fotos permite que eles selecionem imagens existentes. Usaremos o UIImagePickerController do UIKit, que podemos integrar ao nosso aplicativo SwiftUI usando um UIViewControllerRepresentable.

Configurando o Projeto

  1. Crie um novo projeto SwiftUI no Xcode.
  2. Certifique-se de adicionar as permissões necessárias para acesso à câmera e à biblioteca de fotos no seu arquivo Info.plist:
    <key>NSCameraUsageDescription</key>
    <string>Precisamos de acesso à sua câmera para tirar fotos.</string>
    <key>NSPhotoLibraryUsageDescription</key>
    <string>Precisamos de acesso à sua biblioteca de fotos para selecionar fotos.</string>

Criando um Seletor de Imagens

Vamos criar uma struct que conforma ao UIViewControllerRepresentable para apresentar o seletor de imagens:

import SwiftUI
import UIKit

struct ImagePicker: UIViewControllerRepresentable {
    @Binding var isPresented: Bool
    @Binding var selectedImage: UIImage?
    var sourceType: UIImagePickerController.SourceType

    class Coordinator: NSObject, UINavigationControllerDelegate, UIImagePickerControllerDelegate {
        var parent: ImagePicker

        init(parent: ImagePicker) {
            self.parent = parent
        }

        func imagePickerController(_ picker: UIImagePickerController, didFinishPickingMediaWithInfo info: [UIImagePickerController.InfoKey : Any]) {
            if let image = info[.originalImage] as? UIImage {
                parent.selectedImage = image
            }
            parent.isPresented = false
        }

        func imagePickerControllerDidCancel(_ picker: UIImagePickerController) {
            parent.isPresented = false
        }
    }

    func makeCoordinator() -> Coordinator {
        Coordinator(parent: self)
    }

    func makeUIViewController(context: Context) -> UIImagePickerController {
        let picker = UIImagePickerController()
        picker.delegate = context.coordinator
        picker.sourceType = sourceType
        return picker
    }

    func updateUIViewController(_ uiViewController: UIImagePickerController, context: Context) {
        // Não é necessário atualizar a UI
    }
}

Construindo a Interface do Usuário

Agora, vamos criar uma interface do usuário simples que permita ao usuário escolher entre tirar uma foto com a câmera ou selecionar uma da biblioteca de fotos.

struct ContentView: View {
    @State private var isImagePickerPresented: Bool = false
    @State private var selectedImage: UIImage? = nil
    @State private var sourceType: UIImagePickerController.SourceType = .photoLibrary

    var body: some View {
        VStack {
            if let image = selectedImage {
                Image(uiImage: image)
                    .resizable()
                    .scaledToFit()
                    .frame(width: 300, height: 300)
                    .cornerRadius(10)
            }

            HStack {
                Button("Câmera") {
                    sourceType = .camera
                    isImagePickerPresented.toggle()
                }
                .disabled(!UIImagePickerController.isSourceTypeAvailable(.camera))

                Button("Biblioteca de Fotos") {
                    sourceType = .photoLibrary
                    isImagePickerPresented.toggle()
                }
            }
            .padding()
        }
        .sheet(isPresented: $isImagePickerPresented) {
            ImagePicker(isPresented: $isImagePickerPresented, selectedImage: $selectedImage, sourceType: sourceType)
        }
        .padding()
    }
}

Rodando o Aplicativo

Com a interface do usuário configurada, você pode agora rodar seu aplicativo. Toque nos botões para lançar a câmera ou selecionar uma imagem da biblioteca de fotos. Assim que uma imagem for selecionada ou capturada, ela será exibida na tela.

Conclusão

Nesta aula, aprendemos a criar um seletor de imagens no SwiftUI usando UIViewControllerRepresentable. Abordamos como apresentar tanto a câmera quanto as opções da biblioteca de fotos e como lidar com as imagens selecionadas. Essa abordagem permite uma maneira flexível de integrar componentes do UIKit ao SwiftUI, possibilitando uma funcionalidade mais ampla dentro de suas aplicações. Boa programação!

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