SwiftHTML & CSSSolidityDesenvolvimento de JogosSolana/Rust
29.11.2024

Aula 170: Construindo SDKs e Frameworks

Nesta aula, vamos explorar o básico de como construir Kits de Desenvolvimento de Software (SDKs) e frameworks em Swift. SDKs e frameworks servem para encapsular funcionalidades que podem ser reutilizadas em vários projetos, tornando seu código modular e mais fácil de manter.

O que é um SDK?

Um SDK, ou Kit de Desenvolvimento de Software, é uma coleção de ferramentas de desenvolvimento de software que permite que os desenvolvedores criem aplicações para plataformas específicas. Um SDK geralmente inclui bibliotecas, documentação e ferramentas para integrar com características específicas do sistema operacional ou API.

O que é um Framework?

Um framework é um conjunto reutilizável de bibliotecas ou APIs que fornece uma maneira padrão de construir e integrar aplicações de software. Em Swift, os frameworks podem incluir código, imagens e outros recursos para facilitar o desenvolvimento.

Criando um Framework Simples em Swift

Nesta seção, vamos passar pelos passos para criar um framework simples em Swift que fornece operações matemáticas básicas.

Passo 1: Criar um Novo Framework

  1. Abra o Xcode e selecione "Criar um novo projeto Xcode."
  2. Escolha "Framework" na aba do iOS ou macOS.
  3. Nomeie seu framework, por exemplo, MathKit.
  4. Certifique-se de escolher Swift como linguagem de programação.

Passo 2: Adicionar Funcionalidade

Agora, vamos adicionar algumas operações matemáticas básicas ao nosso framework.

Criar um Novo Arquivo

  1. No projeto MathKit, clique com o botão direito na pasta e selecione "Novo Arquivo."
  2. Escolha Arquivo Swift e nomeie-o como Calculator.swift.

Definir a Classe Calculator

Aqui está como a nossa classe Calculator pode ser apresentada:

import Foundation

public class Calculator {

    public init() {}

    public func add(_ a: Double, _ b: Double) -> Double {
        return a + b
    }

    public func subtract(_ a: Double, _ b: Double) -> Double {
        return a - b
    }

    public func multiply(_ a: Double, _ b: Double) -> Double {
        return a * b
    }

    public func divide(_ a: Double, _ b: Double) -> Double? {
        guard b != 0 else { return nil }
        return a / b
    }
}

Passo 3: Expor o API do Seu Framework

Em Swift, você pode controlar a visibilidade das classes e seus membros usando modificadores de controle de acesso. Usamos o modificador public acima para tornar nossa classe Calculator e seus métodos acessíveis ao código que importa nosso framework.

Passo 4: Construir o Framework

  1. Selecione o alvo do seu framework e escolha Produto > Construir no menu.
  2. Certifique-se que a construção foi bem-sucedida.

Passo 5: Criar um Aplicativo de Amostra para Usar o Framework

  1. Crie um novo projeto Xcode (por exemplo, um aplicativo simples para iOS).
  2. Uma vez criado, vincule seu framework ao aplicativo:
    • Vá para as configurações do alvo do aplicativo e, na aba “Geral”, encontre a seção "Frameworks, Bibliotecas e Conteúdo Incorporado".
    • Clique no botão "+" para adicionar o seu recém-criado MathKit.framework.

Passo 6: Importar e Usar o Framework

Agora, vamos usar nossa classe Calculator no aplicativo de amostra:

  1. Abra ViewController.swift (ou qualquer outro arquivo onde você queira usar o framework).
  2. Importe o framework no topo do arquivo:
import UIKit
import MathKit

class ViewController: UIViewController {

    override func viewDidLoad() {
        super.viewDidLoad()

        let calculator = Calculator()
        let sum = calculator.add(10, 5)
        let difference = calculator.subtract(10, 5)
        let product = calculator.multiply(10, 5)
        let quotient = calculator.divide(10, 5)

        print("Soma: \(sum)")               // Saída: Soma: 15.0
        print("Diferença: \(difference)")    // Saída: Diferença: 5.0
        print("Produto: \(product)")         // Saída: Produto: 50.0
        print("Quociente: \(String(describing: quotient))") // Saída: Quociente: Opcional(2.0)
    }
}

Resumo

Nesta aula, cobrimos o básico de como construir um SDK/framework em Swift. Você aprendeu a criar um framework simples de operações matemáticas, expor sua funcionalidade e integrá-lo em uma aplicação.

Usar frameworks e SDKs pode melhorar significativamente a organização do código e promover a reutilização do código em diferentes projetos, tornando seu processo de desenvolvimento mais eficiente. Continue explorando recursos mais avançados, incluindo versionamento, controle de acesso avançado e empacotamento do seu framework para distribuição!

Boas codificações!

Video

Did you like this article? Rate it from 1 to 5:

Thank you for voting!