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Tipos de Marketing Digital: guia definitivo para se manter atualizado

Vamos percorrer rapidamente os diferentes tipos de plataformas e mídias de Marketing Digital que podem ser usadas nos negócios.

No entanto, não pense que você precisará de todas as plataformas. Você pode empregar todos eles se sua empresa for tal que possa fazer uso de todos esses serviços para obter mais retornos. Sempre calcule seus ganhos e perdas antes de investir.

Abaixo confira os tipos de marketing digital mais conhecidos:

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Search Engine Optimization ou SEO é essencialmente um subconjunto de SEM, menos o orçamento. Nem todas as empresas podem investir em publicidade paga. SEO é um conjunto de estratégias e práticas que podem permitir que até uma pequena empresa direcione tráfego para seu site durante um período de tempo.

Com as infinitas mudanças no algoritmo de classificação do Google , o SEO tornou-se mais complexo ao longo dos anos, porém site como o do Ricardo Santos sobre marketing digital se mantém estável através dessa técnica. No entanto, pode-se começar por:

  • Listar a empresa na página do Google Meu Negócio para ajudar a aparecer nas pesquisas locais
  • Pesquisando e segmentando o público-alvo para otimizar o desempenho do marketing online
  • Criação de conteúdo informativo e atualizado que seja relevante para o negócio, na forma de blogs, vídeos, infográficos, etc., para direcionar o tráfego
  • Divulgando o negócio nas redes sociais

Seu conteúdo nunca deve comprometer a qualidade e, com o uso de palavras-chave corretas, você pode aumentar o número de visitantes em seu site.

SEO requer tempo e esforço para gerar resultados, mas quando você começar a acumular um público fiel, você ganhará mais credibilidade. Promover seus novos produtos/serviços no futuro definitivamente renderá um desempenho e conversões mais promissores.

Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)

O Search Engine Marketing ou SEM nada mais é do que pagar para que seu site ou empresa tenha uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

O SEM não é tão fácil quanto a publicidade tradicional. Vários fatores desempenham papéis significativos no processo de licitação.

Palavras-chave, conteúdo relevante na página de destino e qualidade — todos desempenham um papel como fatores-chave no processo de pontuação da oferta. Portanto, é necessária uma pesquisa abrangente no gerenciamento de palavras-chave.

Para entrar no leilão de anúncios, você precisa especificar quanto está disposto a licitar em consultas de pesquisa específicas. Se o Google considerar sua página de destino relevante, você terá uma vaga no SERP. O SEM é uma ferramenta poderosa para obter uma classificação mais alta do anúncio. É assim que funciona:

Se o seu site ou empresa tiver um índice de qualidade baixo, mesmo que você dê um lance mais alto, você não terá uma classificação mais alta na classificação do anúncio. A qualidade será invariavelmente uma das métricas mais fortes do Marketing Digital.

O SEM pode ser lucrativo para o seu negócio se sua página de destino criar uma sequência para que as conversões aconteçam. Dito isto, como uma pequena empresa, investir em anúncios pagos pode parecer arriscado. No entanto, se planejado e executado com cuidado e sabedoria dentro do orçamento, pode criar uma vantagem competitiva, especialmente para corresponder a quaisquer grandes e renomadas páginas de negócios.

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SEO e SEM: 

Antes de passar para o próximo tipo de Marketing Digital, quero abordar brevemente a dinâmica entre SEO e SEM nos negócios.

No caso do SEM, uma vez que você pare de investir nele, você notará que seu tráfego está caindo mais acentuadamente do que se você parasse de implementar o SEO. Mas, não vamos desacreditar seu pico quando você investe em SEM em comparação com o que você normalmente obteria de SEO no mesmo período.

Uma jogada inteligente para alguém com um orçamento baixo investir em Marketing Digital é entrelaçar delicadamente SEO e SEM para criar um casal poderoso. Se você puder otimizar nisso, não haverá nada parecido.

Pagamento por clique (PPC)

De acordo com o Search Engine Journal, PPC e SEM são tecnicamente a mesma coisa, apesar de suas duas páginas separadas na Wikipedia. Se não for o mesmo, o PPC é um subconjunto importante do SEM.

É mais provável que a necessidade de definir claramente campanhas pagas específicas tenha levado a dois termos diferentes de publicidade paga em mecanismos de busca para significar a mesma coisa. A única diferença plausível pode estar no uso do SEM como um termo mais amplo para incluir tanto o marketing orgânico quanto o pago na plataforma do mecanismo de busca.

O termo, PPC, é bastante auto-explicativo. Sua conta de anúncios será cobrada pela plataforma do mecanismo de pesquisa que você está usando para anunciar sempre que alguém clicar em seu anúncio. É uma forma de publicidade paga. O custo por clique (CPC) novamente depende do índice de qualidade e da concorrência de palavras-chave.

Marketing de Mídias Sociais (SMM)

O Social Media Marketing é uma das categorias do Marketing Digital que usa plataformas de mídia social para promover um negócio. É um ótimo lugar onde as empresas podem crescer uma rede de clientes em potencial. Cada plataforma de mídia social vem com seu próprio tipo de público. Dependendo do seu público-alvo, você pode escolher suas plataformas para criar a imagem da sua marca.

Tenha em mente que um músico não estará promovendo seus shows no LinkedIn e, em vez disso, preferirá compartilhá-los no Facebook. Da mesma forma, você provavelmente não encontrará recrutadores caçando recrutas no Instagram, mas no LinkedIn. Em vez de investir tempo, dinheiro e esforço em todas as plataformas de mídia social possíveis, você deve se ater às poucas que se alinham bem aos seus objetivos de negócios.

A seguir estão algumas plataformas de mídia social populares:

  • Facebook : vídeos e conteúdo selecionado
  • Instagram : fotos, histórias e citações
  • Twitter : notícias, GIFs e postagens de blog
  • LinkedIn : conteúdo profissional, atualizações da empresa e empregos
  • Pinterest : Fotos e infográficos

Você pode criar anúncios direcionados para atrair seu público em algumas dessas plataformas.

Publicidade móvel

Qualquer forma de Marketing Digital que você possa imaginar se transforma em um formato móvel. Isso ocorre porque a maioria dos consumidores está usando telefones celulares ao longo do dia para todos os tipos de atividades, como compras , leitura de notícias, busca de informações na Internet etc. reservado exclusivamente para publicidade móvel.

Como a publicidade móvel funciona é segmentando anúncios para seu público segmentado. Tudo o que você cria para celulares deve caber no tamanho da tela pequena com designs otimizados para o usuário. Esse é um dos tipos de Marketing Digital que, se feito corretamente, renderá taxas de conversão mais altas.

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo, mesmo que não seja marketing direto, é um dos tipos mais populares de Marketing Digital. Sejam blogs, vídeos ou imagens atraentes, as pessoas adoram gastar tempo com conteúdo online. Então, se você trouxer conteúdo informativo e novo que seja do interesse do seu público, você acabará criando sua própria base leal de consumidores regulares de conteúdo. Se seu público compartilhar seu conteúdo, sua rede crescerá e direcionará tráfego para seu site.

Com qualquer forma de conteúdo, a consistência é fundamental. Leva todo o tempo e esforço, mas a longo prazo, você descobrirá que acumulou um público fiel que confia em sua marca.

Use este guia passo a passo para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para se conectar com clientes em potencial.

Marketing de email

Ao contrário do Social Media Marketing, onde as postagens são filtradas, o Email Marketing é um dos tipos de Marketing Digital que pode retransmitir diretamente as informações para o seu público. Por mais improvável que pareça, o Email Marketing é 40 vezes mais eficaz do que o Social Media Marketing, de acordo com um estudo da McKinsey & Company.

Antes de verificarmos como as campanhas de Email Marketing podem ser bem-sucedidas, deixe-me explicar por que elas geralmente não atendem ao interesse do destinatário. Pense do ponto de vista do consumidor. Aqui estão duas razões:

  • Você cancelará a assinatura de boletins informativos ou e-mails se for bombardeado todos os dias com informações sobre produtos.
  • Você ficará desinteressado se receber e-mails que não são relevantes para você.

Os dois fatores acima limitam mais o sucesso das campanhas de e-mail. Aqui está o fato – as pessoas se inscreveram em seus boletins ou e-mails porque queriam receber informações. Eles já estavam interessados ​​em continuar o relacionamento com sua marca no momento em que se inscreveram. Aqui, você só precisa retê-los. Seu trabalho é dar a eles algo que eles estariam interessados ​​e mantê-los engajados. No entanto, se você não tiver informações suficientes sobre seus contatos, perderá leads e conversões em potencial.

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Existem quatro maneiras de usar o Email Marketing a seu favor:

  • Fidelização: visa manter o relacionamento com os clientes existentes
  • Comercial: Destina-se a aumentar as conversões com novos produtos e ofertas atraentes
  • Informativo: mantém os clientes informados sobre os próximos eventos ou lançamentos de produtos
  • Negócio de loja offline: notifica as pessoas sobre a localização da loja física para aumentar as visitas e vendas

Publicidade na TV/Rádio

Tanto a TV quanto o rádio entraram inesperadamente no mundo digital e estão incluídos como um dos tipos de Marketing Digital. Spotify é um desses exemplos. Como as pessoas agora preferem consumir o mesmo conteúdo online do que da maneira tradicional, a publicidade por meio desses canais também pode gerar mais leads. Dito isto, há um número considerável de pessoas que ainda assistem TV.

Antes de investir nesse anúncio na TV, você pode exibir um anúncio de teste mais barato online para obter insights. Depois de conhecer sua demografia, você pode restringir o anúncio de TV a um que se adeque ao seu público sem desperdiçar o orçamento em anúncios que não o beneficiarão. Por meio de assinaturas como Sky TV, Tata Sky, Virgin, etc., os anunciantes podem exibir anúncios baseados em segmentação na TV, levando em consideração os locais ou dados demográficos.

Influenciador/Marketing de Afiliados

Qualquer pessoa com um grande público tem poder como influenciador. Colaborar com influenciadores, especialmente em sites de mídia social, é uma ótima maneira de obter leads por meio de seu público em troca de um pagamento acordado ou uma porcentagem das vendas. Às vezes, esse tipo de colaboração de Marketing Digital beneficia ambas as partes.

Marketing viral

Primeiro, você cria conteúdo que é tão divertido ou envolvente que as pessoas não podem deixar de compartilhá-lo. A próxima coisa que você sabe é que milhões de pessoas se envolveram com o conteúdo que você criou. Você pode dizer: ‘Isso se tornou viral!’

O marketing viral está usando exatamente isso para promover o reconhecimento da marca, especialmente se o seu negócio for B2C. Tornar algo viral não é uma tarefa fácil, mas se você conseguir fazer isso acontecer com um planejamento adequado, terá um número substancial de leads.

Análise de marketing

O Marketing Digital pode ser rastreado e medido. O Marketing Analytics ajuda os profissionais de marketing a rastrear o comportamento do cliente. Eles podem identificar quantas vezes os usuários clicam em um link, quantas vezes um e-mail foi aberto, quanto tempo um usuário passa em um site e muito mais. É importante que os profissionais de marketing sejam capazes de compreender o que tudo isso significa e como isso pode ser útil.

O Marketing Analytics ajuda os profissionais de marketing a identificar o que funciona com o cliente e o que não funciona. Essas informações podem ser utilizadas para tomar decisões estratégicas. Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar os profissionais de marketing digital e é comum que eles usem várias ferramentas.

Se você tiver um bom relatório de análise da sua campanha, ele poderá ajudá-lo a tomar decisões rápidas. Se você sabe que algo não está funcionando, você pode alterá-lo. Ou se algo está funcionando, pode ser amplificado de acordo.

Habilidades de marketing

Os profissionais de marketing digital têm um papel muito importante a desempenhar na equipe de marketing de uma organização. Eles são responsáveis ​​por criar campanhas de marketing digital e como os clientes interagem com a marca na plataforma digital. Para garantir que eles estejam sempre atualizados com os clientes, os profissionais de marketing digital precisam constantemente aprimorar suas habilidades.

A tecnologia está em constante evolução. O que é tendência hoje pode ser notícia velha em alguns meses. Enquanto a tecnologia continua mudando, os fundamentos do marketing permanecem os mesmos. Existem algumas habilidades básicas que um profissional de marketing digital precisa ter.

Quando as empresas estão contratando profissionais de marketing digital, elas procuram habilidades específicas de marketing digital . Todos os profissionais de marketing devem ter fortes habilidades de comunicação, juntamente com uma boa compreensão dos princípios de marketing.

Marketing de vídeo

O YouTube recebe cerca de 2 bilhões de pessoas todos os meses, procurando vídeos que valem a pena assistir. Isso torna o YouTube uma grande oportunidade para os profissionais de marketing digital. As pessoas estão à procura de avaliações confiáveis, vídeos de bricolage, materiais de estudo, etc. Você pode utilizar o Video Marketing para direcionar o tráfego para seu site, incentivar as pessoas a comprar seu produto e muito mais.

Os vídeos dão um elemento humano à sua marca e quanto mais os clientes puderem se envolver com seu conteúdo, maior a probabilidade de comprarem seu produto ou serviço.

Marketing de áudio

Com a quantidade de conteúdo que é consumida em dispositivos móveis, torna-se imperativo que os profissionais de marketing digital se concentrem em fornecer conteúdo com curadoria para eles. Podcasts tornaram-se populares novamente devido à sua facilidade de consumo.

As pessoas ouvem podcasts quando estão viajando, limpando, malhando, etc. Você pode usar o Audio Marketing para fornecer conteúdo relacionado ao seu público-alvo.

Benefícios de diferentes tipos de marketing digital

Usar diferentes tipos de Marketing Digital pode ser benéfico para o seu negócio. Vamos ver como:

  • Ele fornece várias plataformas para segmentar diferentes tipos de pessoas. Você pode usá-los para postar diferentes tipos de conteúdo e envolver seu público.
  • Talvez você não consiga alcançar todo o seu público-alvo por meio de um desses tipos. Ao usar diferentes, você pode pelo menos garantir que sua campanha alcance o maior número de pessoas.

Resumo

Então, lá vai! Acima estão todos os diferentes tipos de Marketing de Mídia Digital que você pode usar para o seu negócio. No entanto, conforme mencionado no início deste blog, dependendo dos seus alvos de negócios, talvez você não precise incluir todos eles em sua estratégia de Marketing Digital.

Cada empresa terá seu próprio conjunto de ferramentas e plataformas de Marketing Digital que melhor se alinharão aos requisitos da empresa. Certifique-se de descobrir quais tipos de Marketing Digital funcionam melhor para o seu negócio.

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