Lição 125: Construindo Aplicativos de Realidade Aumentada com SwiftUI e ARKit
A Realidade Aumentada (RA) é uma das tecnologias mais empolgantes no desenvolvimento moderno de aplicativos. Com SwiftUI e ARKit, criar experiências imersivas de RA nunca foi tão fácil. Nesta lição, vamos explorar como construir um aplicativo simples de RA usando SwiftUI e ARKit, guiando você pelos componentes essenciais.
Começando
Antes de começarmos a codificar, certifique-se de que você tem o Xcode instalado e que seu dispositivo suporta ARKit. O ARKit requer um chip A9 ou posterior, o que significa que a maioria dos iPhones e iPads modernos são compatíveis.
Criando um Novo Projeto
- Abra o Xcode e crie um novo projeto.
- Selecione o modelo "App" sob "iOS" e clique em "Próximo".
- Nomeie seu projeto (por exemplo, "DemoARKit") e certifique-se de que "Interface" está definido como "SwiftUI" e "Ciclo de Vida" como "App SwiftUI".
- Clique em "Próximo" e escolha um local para salvar seu projeto.
Adicionando ARKit ao Projeto
Para usar o ARKit em seu aplicativo, você precisa importar o framework. Abra seu arquivo ContentView.swift
e adicione a seguinte instrução de importação no topo:
import SwiftUI
import ARKit
Criando uma View AR
Em seguida, vamos criar uma view AR personalizada que exibe uma sessão de RA. Vamos criar um novo arquivo Swift chamado ARView.swift
e implementar o protocolo UIViewRepresentable, que permite integrar views do UIKit no SwiftUI.
ARView.swift
import SwiftUI
import ARKit
struct ARView: UIViewRepresentable {
func makeUIView(context: Context) -> ARSCNView {
let arView = ARSCNView()
arView.delegate = context.coordinator
arView.showsStatistics = true
let configuration = ARWorldTrackingConfiguration()
configuration.planeDetection = [.horizontal, .vertical]
arView.session.run(configuration)
return arView
}
func updateUIView(_ uiView: ARSCNView, context: Context) {
// Atualize a view se necessário
}
func makeCoordinator() -> Coordinator {
return Coordinator(self)
}
class Coordinator: NSObject, ARSCNViewDelegate {
var parent: ARView
init(_ parent: ARView) {
self.parent = parent
}
func session(_ session: ARSession, didFailWithError error: Error) {
// Trate a falha da sessão
}
func sessionWasInterrupted(_ session: ARSession) {
// Trate a interrupção
}
func sessionInterruptionEnded(_ session: ARSession) {
// Trate o fim da interrupção da sessão
}
}
}
Exibindo a View AR no SwiftUI
Agora que temos nossa view AR personalizada, podemos usá-la em nossa ContentView
principal. Basta incorporar o ARView
dentro do ContentView
.
ContentView.swift
import SwiftUI
struct ContentView: View {
var body: some View {
ARView()
.edgesIgnoringSafeArea(.all)
}
}
struct ContentView_Previews: PreviewProvider {
static var previews: some View {
ContentView()
}
}
Executando o Aplicativo
- Conecte seu iPhone ou iPad (o dispositivo deve estar rodando iOS 11 ou posterior).
- Selecione seu dispositivo como o destino de compilação no Xcode.
- Clique no botão Executar.
Seu aplicativo será iniciado e você deve ver a interface de RA com estatísticas exibidas na tela.
Adicionando Objetos 3D
Para tornar nossa experiência de RA mais envolvente, vamos adicionar um objeto 3D à cena. Você pode usar geometrias simples fornecidas pelo SceneKit ou importar seus próprios arquivos .scn
ou .usdz
. Para este exemplo, vamos adicionar uma caixa simples.
Modificando ARView.swift
Atualize o método makeUIView
para incluir uma caixa:
func makeUIView(context: Context) -> ARSCNView {
let arView = ARSCNView()
arView.delegate = context.coordinator
arView.showsStatistics = true
let configuration = ARWorldTrackingConfiguration()
configuration.planeDetection = [.horizontal, .vertical]
arView.session.run(configuration)
// Crie um nó de caixa
let box = SCNBox(width: 0.1, height: 0.1, length: 0.1, chamferRadius: 0)
let boxNode = SCNNode(geometry: box)
boxNode.position = SCNVector3(0, 0, -0.5) // Posicione a 0.5 metros na frente da câmera
arView.scene.rootNode.addChildNode(boxNode)
return arView
}
Conclusão
Parabéns! Você construiu com sucesso um aplicativo simples de Realidade Aumentada usando SwiftUI e ARKit. Isso é apenas o começo: você pode experimentar com modelos 3D mais complexos, elementos interativos e animações para criar experiências de RA mais ricas.
À medida que você continua aprendendo e construindo com o ARKit, considere explorar reconhecedores de gestos e recursos avançados do SceneKit para aprimorar a interação do usuário. Boa programação!