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24.11.2024

Lição 125: Construindo Aplicativos de Realidade Aumentada com SwiftUI e ARKit

A Realidade Aumentada (RA) é uma das tecnologias mais empolgantes no desenvolvimento moderno de aplicativos. Com SwiftUI e ARKit, criar experiências imersivas de RA nunca foi tão fácil. Nesta lição, vamos explorar como construir um aplicativo simples de RA usando SwiftUI e ARKit, guiando você pelos componentes essenciais.

Começando

Antes de começarmos a codificar, certifique-se de que você tem o Xcode instalado e que seu dispositivo suporta ARKit. O ARKit requer um chip A9 ou posterior, o que significa que a maioria dos iPhones e iPads modernos são compatíveis.

Criando um Novo Projeto

  1. Abra o Xcode e crie um novo projeto.
  2. Selecione o modelo "App" sob "iOS" e clique em "Próximo".
  3. Nomeie seu projeto (por exemplo, "DemoARKit") e certifique-se de que "Interface" está definido como "SwiftUI" e "Ciclo de Vida" como "App SwiftUI".
  4. Clique em "Próximo" e escolha um local para salvar seu projeto.

Adicionando ARKit ao Projeto

Para usar o ARKit em seu aplicativo, você precisa importar o framework. Abra seu arquivo ContentView.swift e adicione a seguinte instrução de importação no topo:

import SwiftUI
import ARKit

Criando uma View AR

Em seguida, vamos criar uma view AR personalizada que exibe uma sessão de RA. Vamos criar um novo arquivo Swift chamado ARView.swift e implementar o protocolo UIViewRepresentable, que permite integrar views do UIKit no SwiftUI.

ARView.swift

import SwiftUI
import ARKit

struct ARView: UIViewRepresentable {
    func makeUIView(context: Context) -> ARSCNView {
        let arView = ARSCNView()
        arView.delegate = context.coordinator
        arView.showsStatistics = true

        let configuration = ARWorldTrackingConfiguration()
        configuration.planeDetection = [.horizontal, .vertical]
        arView.session.run(configuration)

        return arView
    }

    func updateUIView(_ uiView: ARSCNView, context: Context) {
        // Atualize a view se necessário
    }

    func makeCoordinator() -> Coordinator {
        return Coordinator(self)
    }

    class Coordinator: NSObject, ARSCNViewDelegate {
        var parent: ARView

        init(_ parent: ARView) {
            self.parent = parent
        }

        func session(_ session: ARSession, didFailWithError error: Error) {
            // Trate a falha da sessão
        }

        func sessionWasInterrupted(_ session: ARSession) {
            // Trate a interrupção
        }

        func sessionInterruptionEnded(_ session: ARSession) {
            // Trate o fim da interrupção da sessão
        }
    }
}

Exibindo a View AR no SwiftUI

Agora que temos nossa view AR personalizada, podemos usá-la em nossa ContentView principal. Basta incorporar o ARView dentro do ContentView.

ContentView.swift

import SwiftUI

struct ContentView: View {
    var body: some View {
        ARView()
            .edgesIgnoringSafeArea(.all)
    }
}

struct ContentView_Previews: PreviewProvider {
    static var previews: some View {
        ContentView()
    }
}

Executando o Aplicativo

  1. Conecte seu iPhone ou iPad (o dispositivo deve estar rodando iOS 11 ou posterior).
  2. Selecione seu dispositivo como o destino de compilação no Xcode.
  3. Clique no botão Executar.

Seu aplicativo será iniciado e você deve ver a interface de RA com estatísticas exibidas na tela.

Adicionando Objetos 3D

Para tornar nossa experiência de RA mais envolvente, vamos adicionar um objeto 3D à cena. Você pode usar geometrias simples fornecidas pelo SceneKit ou importar seus próprios arquivos .scn ou .usdz. Para este exemplo, vamos adicionar uma caixa simples.

Modificando ARView.swift

Atualize o método makeUIView para incluir uma caixa:

func makeUIView(context: Context) -> ARSCNView {
    let arView = ARSCNView()
    arView.delegate = context.coordinator
    arView.showsStatistics = true

    let configuration = ARWorldTrackingConfiguration()
    configuration.planeDetection = [.horizontal, .vertical]
    arView.session.run(configuration)

    // Crie um nó de caixa
    let box = SCNBox(width: 0.1, height: 0.1, length: 0.1, chamferRadius: 0)
    let boxNode = SCNNode(geometry: box)
    boxNode.position = SCNVector3(0, 0, -0.5) // Posicione a 0.5 metros na frente da câmera
    arView.scene.rootNode.addChildNode(boxNode)

    return arView
}

Conclusão

Parabéns! Você construiu com sucesso um aplicativo simples de Realidade Aumentada usando SwiftUI e ARKit. Isso é apenas o começo: você pode experimentar com modelos 3D mais complexos, elementos interativos e animações para criar experiências de RA mais ricas.

À medida que você continua aprendendo e construindo com o ARKit, considere explorar reconhecedores de gestos e recursos avançados do SceneKit para aprimorar a interação do usuário. Boa programação!

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